Plásticos de engenharia é um grupo de materiais plásticos que têm melhores propriedades mecânicas e / ou térmicas do que os plásticos de commodities mais utilizados (como poliestireno, PVC, polipropileno e polietileno).

Sendo mais caros, os plásticos de engenharia são produzidos em quantidades menores e tendem a ser usados ​​em objetos menores ou em aplicações de baixo volume (como peças mecânicas), em vez de em grandes e grandes volumes (como contêineres e embalagens).

O termo geralmente se refere a materiais termoplásticos em vez de termofixos. Exemplos de plásticos de engenharia incluem acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS), usado para pára-choques de carros, guarnições de painel e tijolos de Lego; policarbonatos, usados ​​em capacetes para motociclistas; e poliamidas (nylons), usadas para esquis e botas de esqui.

Os plásticos de engenharia substituíram gradualmente os materiais tradicionais de engenharia, como madeira ou metal, em muitas aplicações. Além de igualar ou ultrapassar em peso / força e outras propriedades, os plásticos de engenharia são muito mais fáceis de fabricar, especialmente em formas complicadas.